Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Inspeção operacional da Força de Prontidão da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inspeção operacional da Força de Prontidão da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

Na ocasião, foram verificadas as condições do Material de Emprego Militar (MEM), com ênfase nos equipamentos individuais, armamentos e viaturas...

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 15h00
  • Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 21h24

Maceió (AL) - Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) recebeu a visita do Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago. A atividade teve como objetivo principal a inspeção do apronto operacional da subunidade que irá compor a Força de Prontidão (FORPRON) da 10ª Bda Inf Mtz, no contexto do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON).

Na ocasião, foram verificadas as condições do Material de Emprego Militar (MEM), com ênfase nos equipamentos individuais, armamentos e viaturas, bem como a motivação da tropa, que é composta por 175 militares do efetivo profissional do 59º BIMtz.

Ao longo do ano de instrução, os militares terão uma preparação adicional, intensificando a operacionalidade, com o objetivo de certificar a 10ª Bda Inf Mtz como Força de Prontidão do Exército Brasileiro. Dessa forma, pode ser acionada para o emprego real em qualquer parte do território nacional, nos 365 dias do ano.

As FORPRON, que integram o SISPRON, são Brigadas de infantaria e Cavalaria selecionadas, as quais serão capacitadas, elevando o nível de operacionalidade. O objetivo é que estejam em condições de atuar com os Módulos Especializados formados por tropas de características diferenciadas, como as de Operações Especiais, Guerra Eletrônica, Defesa Cibernética, Operações Psicológicas, Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear, Aviação do Exército, dentre outras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página