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Engenharia do Exército trabalha para ampliar a capacidade de tráfego da única ligação terrestre à ilha de São Luís, capital maranhense

Tal obra contempla a restauração da pista antiga, com uma pavimentação nova na pista de rolamento...

  • Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h04

São Luís (MA) – No âmbito das operações militares do Exército Brasileiro, o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), atualmente, executa serviços de restauração da BR-135/MA, única rodovia de acesso à capital do Estado do Maranhão, com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego, facilitar o escoamento da produção na região (junto ao Porto de São Luís), oferecer maior segurança aos usuários da rodovia e, consequentemente, colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população local.

Tal obra contempla a restauração da pista antiga, com uma pavimentação nova na pista de rolamento, nos acostamentos (que também receberão um sistema de drenagem reforçado) e na faixa de segurança. Tudo em consonância com as exigências ambientais do projeto executivo, bem como, mantendo-se o compromisso com a qualidade na execução dos serviços e o efetivo emprego dos recursos públicos recebidos.

Além disso, esta obra também proporciona ao 1° Grupamento de Engenharia e ao 3° Batalhão de Engenharia de Construção manter sua capacitação operacional, de forma ajustada com a Doutrina Militar Terrestre, permitindo que os profissionais de engenharia fiquem em condições de atuar eficazmente no apoio às operações militares de combate e logística a serem demandadas.
O trecho em construção encontra-se a 44 quilômetros da capital São Luís e tem a extensão de, aproximadamente, 17 quilômetros. Inicia no km 25 da BR-135/MA, próximo à localidade Periz de Baixo, e termina no km 41, próximo à ponte do Estreito dos Mosquitos. Dentre os serviços a serem executados, destacam-se os serviços de fresagem da capa asfáltica, a execução de base em brita graduada com adição de cimento, o tratamento superficial simples e o revestimento da pista de rolamento em concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ).


Essa obra tem custo aproximado de 42 milhões de reais e previsão de término para dezembro de 2021. O referido Plano de Trabalho foi formalizado pelo Termo de Execução Descentralizado (TED) nº 731/2019, celebrado entre o Ministério de Infraestrutura/DNIT e o Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção, e buscou estabelecer mútua cooperação em atividades de engenharia, voltadas aos serviços de restauração da citada rodovia federal.

 

 

 

 

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