Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Nordeste reforça segurança do Forte Guararapes e de área de proteção ambiental do Curado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste reforça segurança do Forte Guararapes e de área de proteção ambiental do Curado

Durante a obra, todas as medidas sanitárias preventivas estão sendo tomadas para que se evite a contaminação pelo novo coronavírus...

  • Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 11h30
  • Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 16h47

Recife (PE) – Integrantes do Comando Militar do Nordeste estão realizando a construção de uma nova cerca para preservar a segurança das instalações do Forte Guararapes desde o dia 04 de junho de 2020. A obra tem previsão de término no dia 27 de julho de 2020 e conta com a participação de 33 de militares do 7° Batalhão de Engenharia de Combate (01 oficial, 01 sargento, 31 soldados), sendo apoiado por 01 cabo do 10° Esqd C Mec; 01 cabo e 09 soldados da Cia Cmdo CMNE.
A construção possui cerca de 970 m e fica na parte frontal do CMNE. O trabalho começou com a marcação de onde ficam os mourões da cerca. Após a marcação, uma equipe de soldados realiza a perfuração dos buracos dos mourões, com dimensões 50x50x50cm. Depois que todos os buracos foram feitos, inicia-se a colocação e concretagem dos mourões. Terminada a concretagem, espera-se a cura desse concreto por um dia, para só então iniciar o processo de lançamento da tela. O último passo é a concretagem da tela e manutenção do local.
Durante a obra, todas as medidas sanitárias preventivas estão sendo tomadas para que se evite a contaminação pelo novo coronavírus. Conforme relata o chefe da equipe 2° Ten Nilo Parente Pessoa Dias: "Diversos cuidados estão sendo tomados tendo em vista o contexto atual de pandemia. Todos os militares estão usando máscaras e mantendo no mínimo 2 m de distância na realização dos trabalhos”.
As instalações do Comando Militar do Nordeste se encontram dentro de uma área de proteção ambiental e essa obra visa reforçar não só a segurança orgânica do complexo do CMNE, como também proteger parte da área de mata atlântica da Refúgio de Vida Silvestre Mata do Curado, unidade de conservação ambiental de aproximadamente 102 hectares na região metropolitana de Recife.
A obra é uma oportunidade de aprendizado para os soldados recém incorporados no Exército Brasileiro, experiência esta que será de grande valia para a sociedade quando eles se desligarem da Instituição. Segundo o Soldado do Efetivo Variável Rogério Samuel Dos Santos Neves: “A missão está sendo muito boa, tanto pra mim como para os meus companheiros. Estamos tendo a oportunidade de aprender atividades novas que poderemos levar para as nossas vidas. Todas as metas sendo cumpridas e tudo está indo no caminho certo”.
O Comando Militar do Nordeste, ciente de suas responsabilidades e, agindo de acordo com as diretrizes emanadas pelo Comandante do Exército, opera hoje e sempre em benefício dos brasileiros, protegendo as instituições, a população e o meio ambiente.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página