Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do Colégio Militar do Recife são destaque no 5º Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas do Colégio Militar do Recife são destaque no 5º Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio

A Iniciação Científica Júnior é uma modalidade de pesquisa que visa ao desenvolvimento de habilidades científicas para estudantes do Ensino Médio...

Recife (PE) – No último dia 16 de março, as alunas do colégio Militar do Recife (CMR), Rhaiana Caminha e Paula Soares, foram agraciadas com os certificados de primeira e terceira colocadas, respectivamente, entre os trabalhos apresentados no 5º Encontro Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio (ENIC-EM). As alunas receberam os diplomas na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Iniciação Científica Júnior é uma modalidade de pesquisa que visa ao desenvolvimento de habilidades científicas para estudantes do Ensino Médio. No Programa IC-Jr/UFPE, os alunos do CMR selecionados por seus trabalhos em eventos internos são encaminhados para participarem dos projetos de professores daquela Instituição. Esses estudantes concorrem a bolsas do CNPq e podem participar oficialmente do programa na categoria de bolsista ou voluntário.

As pesquisas das alunas trataram da “Calibração de um sistema Hiper Puro de Germânio (HPGe) para avaliação de Césio 134 e 137 (Cs-134 e Cs-137) em açúcar”, orientada pelo Professor José Araújo, e Noções de Paleontologia e Metodologia em Organização de Coleções Peleontológicas, sob orientação da professora pós-doutoranda Alcina Magnólia, ambos orientadores da UFPE.

Desde 2013 os alunos do Colégio Militar do Recife participam do Programa com grande destaque. No biênio 2016-2017, dez alunos estão vinculados. Alguns dos projetos são selecionados pela própria UFPE para serem apresentados no Encontro Anual de Iniciação Científica – ENIC.

 


 

   
 

 

 

 
   


                                         


                                                                                                                    

                                                                                                                                   


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página