Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMNE realiza Exercício da Força de Ajuda Humanitária 2017

A implantação de uma Força de Ajuda Humanitária faz parte do Projeto Estruturante Novo Sistema Operacional Militar Terrestre...

Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 14 de novembro, o Exercício da Força de Ajuda Humanitária 2017. Na ocasião, aconteceu o aprestamento do Destacamento de Resposta Inicial (DRI) e do Módulo Precursor Emergencial (MPE) com os seus efetivos de pessoal, viaturas, materiais e equipamentos especializados.

Anualmente, o exercício é realizado para que sejam atingidos os seguintes objetivos: aprestar a tropa para emprego em uma operação de ajuda humanitária, constituída de frações de Logística, Comando e Controle e Engenharia; manter os laços de integração com os órgãos da Defesa Civil; aplicar os ensinamentos colhidos desde a implantação do projeto, em 2014; contribuir para o aprimoramento da doutrina; e demonstrar a prontidão operacional do CMNE em apoio à Defesa Civil.

Durante a solenidade de aprestamento da tropa, que contou com a presença de representantes dos órgãos governamentais com atuação na Defesa Civil, o General de Brigada Marcelo Arantes Guedon, Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp), destacou a importância de estar sempre preparado para uma eventual possibilidade de emprego.

A Força-Tarefa composta pelo DRI e MPE é organizada, equipada e instruída para cumprir missões que visam reduzir o sofrimento humano e a perda de vidas. Reúne os meios necessários ao apoio à Defesa Civil ante situações adversas decorrentes de desastres. Sua presença na região de atuação acontece nas primeiras 24 horas, após a intercorrência.

A implantação de uma Força de Ajuda Humanitária faz parte do Projeto Estruturante Novo Sistema Operacional Militar Terrestre, sob a gerência do Comando de Operações Terrestres (COTER) que visa capacitar o Exército Brasileiro para atuar em caso de desastres e aumenta a capacidade da Força Terrestre em responder com presteza e efetividade nas situações de catástrofes, com a especialização dos recursos humanos e aprimoramento da doutrina.

A primeira fase do Subprojeto iniciou em 2014, sendo o Comando Militar do Nordeste o pioneiro nessa implantação. A previsão é que o desenvolvimento seja planejado de forma sequenciada até 2022 em todos os Comandos Militares de Área.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página