Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Suçuarana desenvolve atributos de liderança e chefia entre militares

O exercício simulou um conflito entre dois países fictícios por uma área em disputa...

Fortaleza (CE) - A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, de 08 a 16 de novembro, a Operação Suçuarana, na cidade de Crateús-CE. Aproximadamente mil militares, com o apoio de viaturas operacionais e administrativas, além de outros materiais de emprego militar, foram utilizados no exercício, reproduzindo situações reais. O objetivo foi capacitar as tropas para atuarem em operações de Defesa da Pátria.

O exercício simulou um conflito entre dois países fictícios por uma área em disputa. As declarações de cada uma dessas nações hipotéticas ganhou tons de ameaça e passaram a colocar em risco a soberania e os interesses nacionais. As relações diplomáticas falharam, surgindo a necessidade de emprego militar. Começou o conflito armado. Assim, esteve estruturado o exercício.

Toda a ação visou exercitar e desenvolver os atributos de chefia e liderança em cenários operacionais. Um Centro de Operações foi estruturado para realizar todo o processo de planejamento, auxiliando a tomada de decisões do comandante. O desempenho técnico-profissional dos quadros envolvidos no exercício foi constantemente avaliado com vistas ao aprimoramento.

Ainda durante a Operação, no dia 15 de novembro, foi realizada, no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) de Crateús, uma Ação Cívico-Social (ACISO), com o intuito de promover atividades e serviços de saúde, cultura, cidadania e lazer para a população. A Operação foi encerrada com uma solenidade militar em praça pública com desfile da tropa a pé e motorizada, com a presença de autoridades locais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página