Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Trabalho de alunos do CMR fica em 2º Lugar em Feira Internacional de Ciências

Todos passam por uma inscrição, seguida por uma seleção criteriosa executada pela comissão de avaliação do evento...

Recife (PE) - Entre os dias 9 e 11 de novembro, ocorreu a 23ª Ciência Jovem - Feira Internacional de Ciências. É um dos eventos de divulgação científica mais antigos e concorridos do país. Nele participam representantes de todos os Estados do Brasil e de vários países da América Latina.

Todos passam por uma inscrição, seguida por uma seleção criteriosa executada pela comissão de avaliação do evento. Ao final, aproximadamente trezentos trabalhos são apresentados. Este ano, o Colégio Militar do Recife participou com três trabalhos, em categorias distintas.

Os trabalhos foram:

- Construção de Aerogeradores Portáteis, na categoria Desenvolvimento Tecnológico, no qual os alunos do 2° ano do Ensino Médio Cardoso Júnior e Mariano, orientados pelas professoras Ana Paula Mesquita e Goretti Cabral, desenvolveram um protótipo de “mini-turbina” eólica que gera energia para carregar um celular.
- Bela, determinada e onde ela quiser estar, na categoria Incentivo à Pesquisa, apresentado pelas alunas do 1° ano do Ensino Médio, Catarina Oliveira, Ananda Costa e Ariel, orientadas pela professora 1º Tenente Tatiana Fagundes. O trabalho destacou o tema sobre a atuação da mulher no contexto econômico e social a partir de análise de resultados de pesquisas de campo, utilizando parâmetros estatísticos.
- Matemática está em tudo: na música, na saúde e nas artes, na categoria Divulgação Científica, apresentado pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental Will Ramires, Barros e Martins, orientados pelas Professoras 1º Tenente Roberta Cristina e 3º Sargento da Polícia Militar Cineide. O trabalho demonstrava a presença da ciência matemática na natureza, nas notas musicais, pinturas de artistas consagrados e outros exemplos. Os alunos conseguiram alcançar a premiação como 2° Lugar geral na categoria, que envolvia alunos do 6° ao 9° anos.
Esta é a terceira oportunidade que o CMR inscreve trabalhos e a segunda vez que tem trabalhos premiados. A última foi o 3° lugar geral, na categoria Divulgação Científica, em 2014.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página