Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

10ª Região Militar comemora 75 anos de criação

10ª RM  Comemora os seus 75 anos de aniversário de criação.

Fortaleza (CE) - Para comemorar os seus 75 anos de aniversário de criação, a 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, no dia 14 de setembro, uma solenidade militar, no seu Quartel-General. Foi um momento de celebrar essa data tão significativa, que marca a presença do Exército Brasileiro nos estados do Ceará e Piauí.

 

A 10ª RM foi criada em 1942. Desde então, tem atuado não apenas na área de Defesa Nacional, em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em apoio às eleições, no combate ao mosquito Aedes aegypti e na Operação Carro-Pipa. Todas são missões típicas do Exército, que mescla ações operacionais – o chamado “braço forte” – com iniciativas humanitárias – a "mão amiga".

 

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, onde funciona a 10ª RM, é também um patrimônio cultural da cidade e do País, aberta diariamente à visitação de turistas e grupos escolares que aqui recebem uma visita guiada para entender a relação intrínseca entre a edificação histórica e o nascimento da cidade de Fortaleza.

 

Durante a cerimônia de aniversário, mais de 140 militares desfilaram em continência ao Comandante da 10ª RM, General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Um dos destaques da solenidade foi a entrega de Diplomas de Amigos da 10ª Região Militar e do Medalhão Martim Soares Moreno a personalidades e autoridades que, de alguma maneira, prestaram relevantes serviços à 10ª RM e compartilham valores e ideais. Foram ainda homenageados alunos do Colégio Militar de Fortaleza, além de cabos e soldados da 10ª RM, vencedores de um concurso de redação com o tema "Uso indevido de drogas", como parte do Programa de Prevenção à Dependência Química.

 

 

 

 

        
      

 

 

   

 

 

 

 

 

  
 


                                                         

 

 

 

 

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página