Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste celebra Dia da Família Militar

Rosa Maria Paulina da Fonseca, instituída Patrono da Família Militar

Recife (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou uma programação de atividades para celebrar o Dia da Família Militar, comemorado, oficialmente, em 18 de setembro. Foram realizadas cerimônias religiosas; uma palestra no auditório do Forte Guararapes, Quartel-General do CMNE; formatura das tropas militares da Guarnição de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; e almoço de confraternização.

 

A data celebrativa foi escolhida em alusão ao dia do aniversário de Rosa Maria Paulina da Fonseca, instituída Patrono da Família Militar pela Portaria nº 650, de 10 de junho de 2016, do Comandante do Exército.

 

No dia 13 de setembro, foi realizada a palestra “O legado de Rosa da Fonseca para a família militar brasileira”, proferida pelo 2º Ten Castelo Branco, professor de História do Colégio Militar do Recife (CMR)

 

Ainda no dia 13 de setembro, foram realizadas as celebrações religiosas: missa, culto evangélico e reunião espírita, que aconteceram na capela da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), no auditório do CMR e na 7ª Região Militar, respectivamente.

 

Na sexta-feira, dia 16, foi realizada solenidade militar do Complexo Militar do Curado, no Quartel-General do CMNE, presidida pelo Comandante da 7ª Região Militar, o General de Divisão José Luiz Jaborandy Rodrigues.

 

Finalizando a programação, no dia 17, foi realizado um almoço de confraternização com a família dos militares, no Círculo Militar do Recife.

 

Os objetivos das atividades foram: preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército, expresso em suas tradições, celebrações e nos valores militares; incentivar o sentimento de família no “seio” da Força; estimular, na sociedade brasileira, o culto aos grandes vultos nacionais; e enaltecer a história de devoção familiar dos Fonseca, representados na figura de Rosa da Fonseca.

 

 

        
         

 

 

   

 

 

 

 

 

  
 


                                                         

 

 

 

 

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página