Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Militares do Comando Militar do Nordeste concluem Estágio de Adaptação à Caatinga

Neste contexto, dentro da esfera militar, surge o combatente de caatinga, um militar especializado, conhecedor de técnicas de sobrevivência e combate neste ambiente operacional, conhecedor de hábitos...

Petrolina (PE) – O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz) realizou formatura de encerramento do Estágio de Adaptação à Caatinga 2017, no dia 12 de maio. Ao todo, 18 militares do Comando Militar do Nordeste concluíram com êxito a atividade e, agora, são combatentes de caatinga.

A caatinga é o único ecossistema ambiental exclusivamente brasileiro. Está presente nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais, em regiões com baixo índice de chuvas.

Neste contexto, dentro da esfera militar, surge o combatente de caatinga, um militar especializado, conhecedor de técnicas de sobrevivência e combate neste ambiente operacional, conhecedor de hábitos e valores da população local, adaptado à terra sertaneja e resistente à vegetação agressiva, pronto para sobreviver, combater e atuar nessa região do semiárido.

Entre as técnicas de sobrevivência treinadas pelos combatentes nesse ambiente estão: aprender como obter água e fogo; conhecer os animais e a flora; orientar-se na caatinga; entre outras.

        


                                                         

 

 

 

 

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página