Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hospital de Fortaleza realiza cirurgia inédita em Organizações Militares de Saúde

Fortaleza (CE) - O Hospital Geral de Fortaleza (HGeF) realizou, em 22 de novembro, a primeira cirurgia renal minipercutânea do Estado de Ceará. Esse também foi o primeiro procedimento desta natureza realizado numa Organização Militar de saúde do Exército Brasileiro. O Hospital Geral de Fortaleza é o único hospital do Ceará que possui o equipamento para realização desse procedimento

 

Fortaleza (CE) - O Hospital Geral de Fortaleza (HGeF) realizou, em 22 de novembro, a primeira cirurgia renal minipercutânea do Estado de Ceará. Esse também foi o primeiro procedimento desta natureza realizado numa Organização Militar de saúde do Exército Brasileiro. O Hospital Geral de Fortaleza é o único hospital do Ceará que possui o equipamento para realização desse procedimento.

A cirurgia foi conduzida pela equipe médica do Capitão Tiago Soares Bissonho e a equipe de enfermagem da Major Marilac Paulino Gomes. O paciente, usuário do Fusex, recebeu alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, sem complicações e dentro das previsões dos especialistas.

A nefrolitototripsia percutânea é uma técnica de tratamento de cálculos renais por uma incisão mínima de cerca de 1 centímetro feito na região lombar do paciente. Lá, é introduzida uma câmera para acesso ao interior do rim, onde é feito a fragmentação e a retirada dos cálculos renais.

A técnica foi descrita pela primeira vez em 1976. Trata-se de um método pouco invasivo e que vem substituindo a cirurgia aberta para o tratamento da litíase renal. Os benefícios da cirurgia são, entre outros, menos dor pós-operatória, menor taxa de complicações, conforto do paciente, menor cicatriz cirúrgica, alta hospitalar precoce e o retorno mais rápido às atividades habituais.

 

 

 

     


                                        

                                                                                                                    

                                                                                                                                      

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página