Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMNE realiza solenidade de despedida dos militares que embarcam para o Haiti

Solenidade de despedida da tropa que integra o 25º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH)...

Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 29 de novembro, solenidade de despedida da tropa que integra o 25º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). A solenidade aconteceu na Base Aérea do Recife e contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Junghmann, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, do Comandante da Base Aérea do Recife, o Major Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, entre outras autoridades, além dos militares que compõem o primeiro embarque e os seus familiares. Na ocasião, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, abençoou a tropa.

 

Ao todo acontecerão quatro embarques. O primeiro, no dia 30 de novembro, e os demais, nos dias 03, 05 e 08 de dezembro. Integram o contingente 990 homens e mulheres oriundos das Organizações Militares do CMNE que seguem destino ao país caribenho para apoiar as instituições haitianas, manter a segurança no país e contribuir com ajuda humanitária. De acordo com o Comandante do 25º CONTBRAS, o Coronel Roberth Alexandre Eickhoff, a tropa passou por quatro meses de treinamento e o efetivo está pronto e conta ainda com o reforço de militares da Marinha e da Aeronáutica.

 

Para o Comandante Militar do Nordeste, a missão tem como principal objetivo proporcionar a ajuda para o desenvolvimento do Haiti. “Para nós militares é a oportunidade de colaborar com aquele país e proporcionar ao nosso contingente uma experiência profissional muito grande”, destacou.

 

A tropa nordestina substituirá o 24º Contingente, composto por integrantes do Comando Militar do Planalto (CMP), sediado em Brasília-DF. A Zona de Ação no Haiti será assumida no dia 9 de dezembro e a tropa deverá permanecer naquele país durante seis meses.

 

O Ministro da Defesa, ressaltou o orgulho e o reconhecimento pela missão. “Há 12 anos estamos assegurando a paz e proporcionando a segurança no Haiti. Saímos daqui com o capacete azul das Nações Unidas, representando o mundo e os nossos compromissos com a paz humanitária”, resumiu.

 

Criada em 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) sempre teve o Brasil ocupando papel preponderante. A participação brasileira em Missões de Paz caracteriza-se como um instrumento da política externa. Essa atividade tem contribuído para estreitar as relações com países de particular interesse para a diplomacia brasileira. O país pode se orgulhar de sua participação nas operações internacionais, pois projeta favoravelmente a sua imagem, colhendo significativos dividendos internos e externos, ratificando sua posição de importante ator no cenário mundial e conquistando o espaço que lhe é devido no âmbito das relações exteriores.

     

            

        

                                                                                                                    

                                                                                                                                      

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página