Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Celebrações religiosas, palestra e formatura marcam o Dia da Família Militar na Guarnição do Recife

A data, 18 de setembro, foi escolhida em alusão ao dia do aniversário de Rosa Maria Paulina da Fonseca, instituída Patrono da Família Militar pela Portaria nº 650, de 10 de junho de 2016, do Comandante do Exército.

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou algumas atividades ao longo da semana, de 14 a 18 de setembro, para celebrar o Dia da Família Militar. Na programação constaram cerimônias religiosas em ação de graças, palestra no auditório do Quartel-General do CMNE, apresentação de vídeo institucional, formatura e almoço de confraternização. A data, 18 de setembro, foi escolhida em alusão ao dia do aniversário de Rosa Maria Paulina da Fonseca, instituída Patrono da Família Militar pela Portaria nº 650, de 10 de junho de 2016, do Comandante do Exército.

As celebrações religiosas - missa, culto e reunião espírita - aconteceram na capela da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), no auditório do CMNE e na 7ª Região Militar, respectivamente.

Na tarde de quinta-feira, dia 15, foi realizada a palestra “O legado de Rosa da Fonseca para a família militar brasileira” e apresentado o vídeo institucional sobre a vida da Patrono. A atividade foi realizada no auditório do Comando Militar do Nordeste.

Na sexta-feira, dia 16, foi realizada formatura do Complexo Militar do Curado, no pátio Pátria!Brasil”, no Quartel-General do CMNE, presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura.

Finalizando a programação, no dia 18, foi realizado um almoço de confraternização com a família dos militares da Guarnição do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Círculo Militar do Recife.

O objetivo das atividades foram preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército, expresso em suas tradições, celebrações e nos valores militares, incentivar o sentimento de família no “seio” da Força, estimular, na sociedade brasileira, o culto aos grandes vultos nacionais e enaltecer a história de devoção familiar dos Fonseca, representados na figura da matriarca.

Rosa da Fonseca - Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu no ano de 1802, na antiga capital de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro, e faleceu no dia 11 de julho de 1873, na cidade do Rio de Janeiro. Casou-se, no ano de 1824 com Manuel Mendes da Fonseca com quem teve 10 filhos: duas mulheres e oito homens. Sete varões dedicaram-se ao Exército, ocupando importantes postos nas forças armadas, na política e na administração pública brasileira.

Sempre se mostrando orgulhosa por ser a matriarca de uma família de importantes combatentes, criou seus dez filhos dentro do espírito do civismo, incentivando sete deles, inclusive, a lutarem na guerra do Paraguai. Três bravos guerreiros foram mortos em combate e outros foram destaque no cenário nacional. Entre eles, Marechal Deodoro da Fonseca, o Proclamador da República Federativa do Brasil e primeiro Presidente da história do nosso país, considerado um dos heróis nacionais.

Entre os filhos de Rosa da Fonseca destacam-se ainda Severiano Martins da Fonseca, que chegou ao posto de Marechal-de-Campo e foi Diretor da Escola Militar de Porto Alegre; Pedro Paulino da Fonseca, Coronel e Senador da República; João Severiano, General-de-Brigada, Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro; e Hermes Hernesto da Fonseca, que chegou ao posto de Marechal-de-Exército, pai do Marechal Hermes da Fonseca, também eleito Presidente do Brasil.

 

        

  
     

                                                                

                                                                                                                   

                                                                                                                                      

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página