Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste celebra Dia da Família Militar em Marechal Deodoro

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), realizou solenidade comemorativa ao Dia da Família Militar.

Recife (PE) - Uma homenagem para marcar a História. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, na cidade de Marechal Deodoro. O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), realizou solenidade comemorativa ao Dia da Família Militar, data escolhida em alusão à Rosa Maria Paulina da Fonseca, instituída Patrono da Família Militar pela Portaria nº 650, de 10 de junho de 2016, do Comandante do Exército.

A população local prestigiou a solenidade, que aconteceu na casa onde Rosa da Fonseca viveu com o marido e os filhos, antes de se mudar para o Rio de Janeiro, e atualmente abriga o Museu Casa do Marechal.

O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, presidiu o evento que contou com a presença ilustre da tetra neta de Rosa da Fonseca, a farmacêutica Dora da Fonseca, além do Chefe do Estado-Maior do CMNE, o General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho, do Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, do prefeito da cidade de Marechal Deodoro, Cristiano Souza, entre outras autoridades.

Emocionada com a homenagem feita aos Fonseca, Dora da Fonseca destacou a importância de se preservar esse espírito de união e fraternidade entre as famílias do Brasil. "Na minha família nós sempre cultuamos a nossa própria história e estar hoje vivenciando e ouvindo sobre Rosa, tudo que eu aprendi com meus tios, é gratificante", frisou.

O General Moura lembrou que o Exército possui outros Patronos de armas, quadros e serviços, mas que Rosa da Fonseca é especial por se tratar de uma Patrono que representa a maior bênção que alguém pode ter na vida que é a família. "Hoje nós estamos aqui para exaltar esse espírito de família tão bem representada para nós como a família militar, na figura de uma mulher guerreira", disse o Comandante.

Durante a solenidade, o busto de Rosa da Fonseca recebeu uma corbélia de flores e foi descerrada a placa com a Portaria que institui Rosa da Fonseca como Patrono da Família Militar.

Rosa da Fonseca - Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu no ano de 1802, na antiga capital de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro, e faleceu no dia 11 de julho de 1873, na cidade do Rio de Janeiro. Casou-se, no ano de 1824 com Manuel Mendes da Fonseca com quem teve 10 filhos: duas mulheres e oito homens. Sete varões dedicaram-se ao Exército, ocupando importantes postos nas forças armadas, na política e na administração pública brasileira.

Sempre se mostrando orgulhosa por ser a matriarca de uma família de importantes combatentes, criou seus dez filhos dentro do espírito do civismo, incentivando sete deles, inclusive, a lutarem na guerra do Paraguai. Três bravos guerreiros foram mortos em combate e outros foram destaque no cenário nacional. Entre eles, Marechal Deodoro da Fonseca, o Proclamador da República Federativa do Brasil e primeiro Presidente da história do nosso país, considerado um dos heróis nacionais.

Entre os filhos de Rosa da Fonseca destacam-se ainda Severiano Martins da Fonseca, que chegou ao posto de Marechal-de-Campo e foi Diretor da Escola Militar de Porto Alegre; Pedro Paulino da Fonseca, Coronel e Senador da República; João Severiano, General-de-Brigada, Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro; e Hermes Hernesto da Fonseca, que chegou ao posto de Marechal-de-Exército, pai do Marechal Hermes da Fonseca, também eleito Presidente do Brasil.

 

        

  
        

                                                                

                                                                                                                   

                                                                                                                                      

 


 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página