Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Jornalista Fernando Gabeira visita Ponto de Abastecimento no contexto da Operação Carro-Pipa

A gravação das filmagens teve início no dia 15 de junho, quando o jornalista foi recebido pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, no Quartel-General do CMNE. No dia seguinte, a comitiva seguiu para a cidade de Garanhuns-PE. Na área de supervisão do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado...

Garanhuns (PE) – Chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 17 de junho, a gravação da matéria realizada pelo jornalista Fernando Gabeira, no contexto do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa). Uma comitiva do Comando Militar do Nordeste (CMNE) acompanhou o jornalista até a cidade de Garanhuns para conhecer in loco o processo de fiscalização, credenciamento e sorteio de pipeiros, bem como a distribuição de água para a população que sofre com a seca.

Durante a manhã do dia 17 de junho, a equipe visitou um Ponto de Abastecimento na comunidade de Baixo Dantas, no município de Paranatama-PE, onde o jornalista pôde constatar como acontece o processo de entrega de água à população. A comitiva também seguiu para a Coordenadoria de Defesa Civil do referido município.

A gravação das filmagens teve início no dia 15 de junho, quando o jornalista foi recebido pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, no Quartel-General do CMNE. No dia seguinte, a comitiva seguiu para a cidade de Garanhuns-PE. Na área de supervisão do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz), conheceram o processo de construção de poços artesianos e o manancial Tabocas, que opera beneficiando cerca de 70 mil pessoas da região, além das etapas da Operação Carro-Pipa.

OPERAÇÃO CARRO-PIPA - O Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) é regulado pela Portaria Interministerial Nr 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, recentemente modificada pela portaria Interministerial nº 2/MI/MD.

É um Programa do Governo Federal fruto da mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e o Ministério da Defesa (MD), para a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca. Atende a região do semiárido nordestino e região norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Atualmente atende 855 municípios, com uma população em torno de 3.737.000 (três milhões e setecentos e trinta e sete mil pessoas). Para executar a logística, contrata 6.927 (seis mil e novecentos e vinte e sete) pipeiros que abastecem aproximadamente 71.961 (setenta e um mil e novecentos e sessenta e um) Pontos de Abastecimento/ Cisternas Coletivas.

Para viabilizar essa logística, a sistemática adotada para a Operação Carro-Pipa, em todos os municípios atendidos é a de abastecimento, prioritariamente, em cisternas comunitárias, na proporção de 20 litros de água, por pessoa, por dia, apenas para consumo humano. Conforme estabelecido no artigo 8º da Portaria Interministerial Nr 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, são atribuições do Governo Municipal, dentre outras, informar ao Exército as localidades que serão abastecidas, o número de pessoas que serão atendidas, bem como realizar o monitoramento do controle da qualidade da água a ser distribuída.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página