Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

“Dezembrada”: 10ª Região Militar celebra os 150 anos do conjunto de batalhas da Guerra da Tríplice Aliança

A solenidade militar foi presidida pelo General de Brigada Marcelo Arantes Guedon, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia...

Nos dias 5 e 6 de dezembro, A 10ª Região Militar (10ª RM) os 150 anos do conjunto de batalhas da Guerra da Tríplice Aliança que ficou conhecido como “Dezembrada”, composta pelas batalhas de Itororó: Avaí: Lomas Valentinas e pela Tomada de Angostura. Esse momento histórico, ocorrido entre 6 e 30 de dezembro de 1868, marcou a vitória das tropas brasileiras, argentinas e uruguaias sobre o Paraguai, inimigo à época.


No primeiro dia de comemorações, a 10ª RM realizou um Simpósio de História sobre o tema. O ciclo de palestras e debates teve objetivo de fomentar o conhecimento sobre essa fase da Guerra da Tríplice Aliança em quem as tropas aliadas conquistaram a vitória sob a liderança de Duque de Caxias, hoje Patrono do Exército Brasileiro. A atividade contou com a participação de militares e civis.


No dia 6, ocorreu solenidade para comemorar a data. No evento, o Pátio Interno do Quartel-General onde funciona a Região Martim Soares Moreno houve a inauguração de placa alusiva à participação cearense no conflito; oficialmente batizado de “Pátio 26º Corpo de Voluntários da Pátria”, uma referência aos heróis cearenses que participaram do embate. Ocorreu, ainda, a entrega de medalhões e diplomas comemorativos dos 150 anos da "Dezembrada".


A atividade contou ainda com a exibição do filme “Os heróis cearenses da Guerra do Paraguai”, uma produção do Comando da 10ª RM com o apoio da TV Assembleia. O vídeo retrata a participação dos voluntários do Ceará na “Dezembrada”, movimento militar que aniquilou as tropas paraguaias e garantiu a conquista de Assunção.

 

     

     

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página